segunda-feira, setembro 11, 2006

O MEU 11 DE SETEMBRO











Salvador Allende

No final dos anos 60 começa a se consolidar no Cone Sul da América Latina a estratégia geopolítica norte-americana de substituir democracias por ditaduras militares comandada pelo então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon .

No Brasil, os ditadores se sucederam desde 31 de março de 1964, com a derrubada do presidente João Goulart, tendo como justificativa a luta contra o comunismo internacional e a garantia de segurança nacional. Foram aplicadas leis de exceção.
Nesse rastro, partidos foram extintos e os direitos de organização e de reunião, abolidos. Pela segurança nacional se prendeu, matou, torturou e pessoas desapareceram.

No Chile, depois de três anos do governo democrático de Salvador Allende, primeiro presidente socialista chileno eleito por voto popular em 1970, tanques e aviões cercaram o palácio de La Moneda, sede do governo, em Santiago, e abriram fogo para consumar o golpe de Estado apoiado pelo serviço secreto norte-americano. Allende teve tempo de fazer um último discurso, por telefone, antes de se matar com um fuzil AK-47 que ganhara do amigo Fidel Castro.

Sob as ordens de Augusto Pinochet, os militares chilenos derrubaram o primeiro governo socialista da América Latina com um dos mais violentos golpes do continente, dando início a mais cruel ditadura do Cone Sul, com um saldo de 3 mil mortos/desaparecidos, entre eles Pablo Neruda.

A integração entre as ditaduras dos países sul-americanos foi de caráter repressor aos movimentos populares de resistência. Um tratado de cooperação entre policiais e militares, supervisionado pela CIA – Agência Central de Inteligência do governo norte-americano – por meio das embaixadas, criou a Operação Condor. Policiais e militares foram treinados por agentes dos EUA na arte da tortura.

A ditadura militar chilena durou 17 anos, de 11 de setembro de 1973 – dia do golpe - a 1990.




7 comentários:

Severo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Severo disse...

a partir de hoje este também será o meu 11/09

teu blog já está nos meus favoritos!!!!

Márcio disse...

Que foda...

Anônimo disse...

putz e eu comovida com as torres gemeas...

Denise Menezes disse...

Confesso que não sabia dessa história. Trocando em Miúdos também é cultura! Ótimo! Beijocas.

Caroline disse...

É, a ditadura foi realmente um ato de terrorismo, que, por sinal, ainda estamos nos recuperando...
Bom texto.
Abraços

Anônimo disse...

Mais que um ponto de vista, mais que um golpe de vista!!!