quarta-feira, novembro 15, 2006

NA ONDA DOS FESTIVAIS

CINEMA
O 16º Festival de Cinema de Natal chega a sua reta final esta semana com a Mostra Competitiva. Apesar de existir já há dezesseis anos, foi apenas há dois, com o apoio da Prefeitura da cidade que o evento tomou proporções maiores, acredito que o aumento tanto quantitativo quanto qualitativo dos trabalhos elaborados na região, no nordeste e no Brasil pôde trazer uma visão maior para o evento, isso a nível de parcerias, de estrutura e principalmente de público.
O Festival em si divide-se em Mostras: em agosto aconteceu o 6º Festival de Vídeo Potiguar, alavanca para a cultura audiovisual e incentivo à produção local; desta mostra saíram: A Carpideira, curta de Ricardo Granito, Marrom, de Manuel Grilo e Rua Chile, de Carlos Tourinho para a II Mostra do Curta Nordestino, onde o grande vencedor foi A Carpideira.
A novidade do FestNatal este ano foram duas Mostras Internacionais: A Portuguesa e a Espanhola ocorridas em setembro. E a Mostra Vidas na Tela junto a Competitiva.

Ainda em seus primeiros passos estruturais, o Festival que anteriormente acontecia mais por força de vontade e paixão pela sétima arte do que qualquer outra coisa, deixa a desejar em alguns pontos. O primeiro: divulgação. Ok, ok, a Mostra Competitiva saiu até na televisão, mas as pessoas ao chegarem no Moviecom ficavam indignadas ao saber que houve uma Mostra Internacional, ou ainda: confundiam a Mostra Vidas Na Tela com a Competitiva. O segundo ponto: estrutura, grande parte da produção local foi prejudicada durante a Mostra de Vídeo Potiguar, áudio, projetor, enfim, elementos fundamentais para o bom andamento do evento. No último dia da mostra local, por exemplo, devido a um problema de exibição o último curta ficou ‘estancado’ na metade e o público, impaciente, começou a se retirar da sala antes do término da exibição.

Como alguns filmes já passaram no cinema e já existem em DVD, saí de casa apenas para assistir o que ainda não tinha visto. Desta Mostra mais recente – Vidas na Tela – fiquei encantada com Soy Cuba – O mamute siberiano, de Vicente Ferraz e Moacir Arte Bruta, do Walter Carvalho, mas alguma coisa me diz que o júri irá pender pro lado do ‘aclamado’ Vínicius, de Miguel Faria Junior, ou ainda, Sol – Caminhando contra o Vento, da Tetê Moraes, falo isso de acordo com o Vox Populi feito por mim mesma nas portas das salas de exibição, aliás, bote isso no singular porque o shopping em questão disponibilizou uma salita apenas para o Festival. Da Mostra Competitiva, aguardava ansiosa por Vestido de Noiva de Jofre Rodrigues, talvez pela quedinha pelo pai do moço.

Agora é aguardar a voz de Deus, digo, do Júri. Aguardar mais incentivo do poder público e privado no que diz respeito a produção audiovisual no Rio Grande do Norte e aguardar para o próximo ano mais divulgação e responsabilidade organizacional por parte do Festival que tem tudo para se tornar um sucesso no calendário cultural da cidade.






GASTRONOMIA
O maior reduto de artistas da cidade, o Beco da Lama, está promovendo o III Festival Gastronômico PRATODOMUNDO. Na busca pela revitalização do centro histórico de Natal, a S.A.M.B.A. – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências - está sempre à frente gritando poesia, música, artes plásticas, cinema e agora comida. Então, você tem fome de quê? Os participantes desta edição são dez bares que funcionam no centro da cidade: Bar de Mainha (atual campeão), Bar da Meladinha, Bar e Restaurante Inverno e Verão, Bar do Seu Pedrinho, Bar e Restaurante Caicó na Brasa, Bardallo´s Bar, Bar do Aluísio, Bar da Amizade, Bar da Fátima e Bar de Nazaré, tudo isso regado a grande patrocinadora do Festival: a cachaça Maria Boa, para abrir o apetite e ficar pensando melhor. O campeão do melhor prato da gastronomia potiguar será conhecido dia 25 deste mês, após avaliação da comissão julgadora.

Este ano, a novidade fica por conta do Pratodomundo Artes & Idéias, programação cultural especial para as quintas e sextas-feiras anteriores a cada etapa do festival, dividido em quatro sábados (04,11,18 e 25 a partir do meio dia). Estão previstos lançamentos de livros, oficinas, exposições, mostra de vídeos e otras milongas más.
Para a comida descer melhor, artistas da terra animam e fazem a grande festa, entre eles Carlança, Pedro Mendes, Geraldinho Carvalho, Raul e a Alcatéia Maldita, Rodolfo Amaral, Khrystal, Romildo Soares e Os Grogs. Também estarão presentes os grupos folclóricos e parafolclóricos: Folia de Rua, Congos de Calçola de Ponta Negra, Boi-de-Reis de Manoel Marinheiro e os Caboclinhos de Ceará-Mirim.

"A idéia é antiga, Pratodomundo é um festival gastronômico-cultural de certa forma conceitual. Conceito, porque parodia e se apropria do termo Festival Gastronômico e insere o reduto boêmio - histórico de Natal. O Beco da Lama tem mais fama do que lama", conta a organizadora do festival Civone Medeiros.

Para ficar com água na boca vai aí a lista dos pratos concorrentes:
Bar de mãinha - Pato na laranja
Bar da meladinha - Feijoada
Bar do aluíso - Língua ao molho bacon
Bardallos comida & arte - Peixe ao beco
Bar da amizade - Galinha com polenta
Bar da fátima - Arrumadinho
Bar de nazaré - Cupim ao molho beco
Restaurante inverno e verão - Vaca atolada
Bar do seu pedrinho - Costelinhas ao molho samba
Restaurante caicó na brasa - Churrasco de carne de sol

Um comentário:

Márcio disse...

Flau, texto novo!!! Passa lá em casa!