quinta-feira, outubro 11, 2012

Nobel Prize 2012

Alfred Bernhard Nobel foi um químico e inventor sueco. Morreu em 1896.
Quando vivo em Paris conheceu o jovem químico italiano Ascanio Sobrero que ‘tava’ criando uma tal de nitroglicerina. Alfred Nobel foi acusado de roubar a invenção de Sobrero (hehehe) e mesmo com o bafón todo causando, ele não deixou de inventar o que hoje chamamos de dinamite.

Como vivia enfurnado com suas bombas, Nobel não constituiu família, mas dizem por aí que tinha uma grande, gigante, colossal amizade com a humanista Bertha Kinsky (olhaê!)
No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade.

Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prêmios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês). Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia (financiado pelo Banco da Suécia), o Prémio de Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel. Mas de fato, esse prêmio não tem ligação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas com dinheiro público do banco central sueco, embora os ganhadores sejam também escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia.

O vencedor do Prêmio Nobel recebe uma medalha Nobel em ouro(!) e um diploma Nobel, além de conhecer a realeza num jantar de gala. A entrega dos prêmios acontece na data da morte do cara: 10 de dezembro. A cerimônia tem lugar no Concert Hall em Estocolmo (Suécia), com exceção do Prêmio da Paz, entregue na sede do governo, em Oslo, Noruega.

O Prêmio Nobel 2012 foi anunciado hoje.
A listinha dos cabeções ta aqui:
http://www.nobelprize.org/

Nenhum comentário: